Sobre Vertentes

Vertentes surgiu em 1750, com uma doação de terras pela Coroa Portuguesa para Dona Maria Ferraz de Brito, uma portuguesa que, decidida a voltar à terra natal, transferiu o lote para o fazendeiro Francisco Carneiro. Foi a partir do Sítio Goiabeira, investindo fortemente na cultura do café, organizando fazendas e construindo edificações, que começou a surgir a Cidade. Primeiro como Distrito do Município de Igarassu, posteriormente de Limoeiro e por fim Taquaritinga do Norte.

Vertentes, situada ao pé da Serra da Taquara, no lado oriental, foi fundada em 1855, pelo Pe. Renovato Tejo que foi o primeiro vigário da freguesia. O mesmo sacerdote, com auxílio de alguns amigos conseguiu edificar uma capela sob o patrocínio de São José. Era um templo de grandes proporções devido a sua situação à margem de uma estrada muito transitada que levava até o Estado da Paraíba. Vertentes floresceu em pouco tempo.

O Distrito de Vertentes foi criado pela Lei Municipal de nº 02 datada de 18 de abril de 1892. A sua sede obteve a categoria de Vila pela Lei Estadual nº 991 de 01 de julho de 1909.

Pela Lei Estadual de nº 1.931 de 11 de setembro de 1928, data da criação do Município de Vertentes, constituído em município autônomo, cuja instalação ocorreu em 01 de janeiro de 1929, voltando Taquaritinga do Norte a ter como sede a cidade de igual nome.

A emancipação política só veio a acontecer em 11 de setembro de 1928, com a separação de Vertentes e Taquaritinga do Norte, marcando desde cedo a personalidade política do seu povo e a luta no desenvolvimento de culturas como café, milho, feijão e da agropecuária de pequeno porte. O Coronel Braz Bezerra foi o primeiro Prefeito do Município. A origem do nome Vertentes, deve-se a existência das vertentes de água existentes na Serra da Taquara.

LIMITES GEOGRÁFICOS:
Ao Norte com o Estado da Paraíba;
Ao Sul com os Municípios de Caruaru e Toritama;
Ao Leste com os Municípios de Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho;
Ao Oeste com o Município de Taquaritinga do Norte.

EVENTOS HISTÓRICOS:

• 1750 – Doação de terras pela Coroa Portuguesa para Dona Maria Ferraz de Brito;
• 1855- Fundação da Cidade de Vertentes;
• 18/04/1892 – Criação do Distrito de Vertentes pela Lei Municipal de nº 02;
• 01/07/1909 – Elevação à categoria de Vila pela Lei Estadual nº 991;
• 04/06/1915 – Transferência da Sede de Taquaritinga do Norte para Vertentes pela Lei Estadual nº 1267;
• 1918 – Construção da Matriz de São José, pelo Padre Rocha;
• 11/09/1928 – Emancipação do Município de Vertentes, pela Lei Estadual de nº 1931;
• 01/01/1929 – Transferência da Sede de Taquaritinga do Norte para a cidade de igual nome;
• 04/1973 – Criação da Bandeira do Município de Vertentes pelo Vereador Manoel Coelho dos Santos;
• 24/08/1976 – Criação do Hino do Município de Vertentes: Letra de Cláudio Correia de Araújo e Música do Maestro José Leôncio Rodrigues.

Responses

  1. Gostaria de saber mais sobre a Cidade que meu pai nasceu ele é da familia ferreira da silva,filho de honorio ferreira da silva,hoje mora em Anastácio MS.

  2. Parabéns pela pesquisa histórica!
    Para melhorar!
    Hino – Vertentes – PE / Brasão e Bandeira
    Povoados existentes.

    • Isso depende da prefeitura da cidade, eu não tenho como conseguir esses dados.

  3. Sou Natural de Vertentes, filho de João de Chico
    Alves e de Rita,sobrinho de Nazinha(in memoria)
    fiquei maravilhado ter encontrado esta comunidade,
    moro em Campina grande-Pb e nem sempre tenho oportunidade de estar ai para saber noticias

    Parabens

  4. Por favor publiquem mais fotos da cidade´, de preferência da Chã do Junco. Estou em Guarulhos/SP e será interessante ver fotos da vila…
    Abraços,
    José Raimundo de Lima (filho de Quixaba)

    • oh primo que legal ver no a historia de nossa cidade sou fabio filho de mimoza de ze bezerra da chan do junco curti mt os comentarios sombre nossa terrinha.

  5. Gostaria de saber como é o clima da cidade nesta epoca do ano, ou melhor, a temperatura média anual.

    Estando em sao paulo, como faço p/ chegar até a cidade.
    grata

    ana sandra

    • A temperatura da cidade segue 4 estações: VERÃO, CALOR, SOL QUENTE, MOR MAÇO.

    • O clima de Vertentes eótimo,quente e bem ventilado,acidade é pequena, porem receptivel, eunasci e mecriei nela, hojemoro em São Paulo, sempre que posso vou visitala, pois , ainda tenho irmãos que moram lá , prachegar até lá, pega um avião até Recife, depois vc vai emfrentar mais 133 kms, de carro ou ônibus, é isso, boa sorte.

  6. A melhor maneira de chegar a Vertntes depende muito do Transporte, a melhor opção é via Avião para o aeroporto dos guararápes e do aeroporto um taxi para caxangá e da caxangá um toyota para surubim e de surubim outro toyota para VErtentes.

    Ufa meu.. dá pra fazer uma música.

    se for de Buzão, tem ônibus que vai diretão mesmo.

    enquanto ao clima eu to por fora.

  7. Boa noite,depois que eu fui ai em Vertentes eu me apaixonei por essa cidade,já surgiu interesse meu em arrumar um emprego e morar ai em Vertentes,eu sei que eu amo a cidade que eu moro que é Recife,mas eu trocaria a minha cidade para morar ai em Vertentes,e também apesar da distancia a garota que eu amo é dai de Vertentes que é Aline Bezerra,mas é porque ela só me ver como amigo,mas tudo comeca com uma grande amizade,quem sabe um dia a gente se acerta,se for da vontade de Deus,eu desejo tudo de bom para todos de Vertentes e que Deus ilumine cada um dessa cidade,e cubra de paz e harmonia e de felicidades os moradores.Ass:Ronaldo ou Neguinho Jogador do Villareal Futebol Clube de Vila Dois carneiros no Recife.

  8. Gostaria que tivesse um onibus de Recife direto para Vertentes,ai ficaria mais fácil e chegaria mais rápido a essa cidade maravilhosa,tenha uma boa noite e fiquem todos com Deus,valeu George que Deus te ilumine vc e a sua familia.

    • Tem ônibus direto, saindo do TIP

  9. gostaria de agradecer a cidade de de vertentes por ter mem da a opordunidade de conhecer uma pessoa muito inportante na minha vida a minha esposa rejane dutra amo muito ela estamos em portugal muito felizes mas sentimos muitas saudades da nossa terra natal

  10. Chã do Junco e Sítio Caruá já não são mais os mesmos.
    Muita cois nov acontecendo em termos de progresso.
    Enviem email e enviarei fotos.

    • mEU CONHEÇO A CHA DO JUNTO E CAROA , POIS MINHA MADRINHA MORA NO CAROÁ ELA SE CHAMA rOSA dA FAMILIA DOS TODEGO , COMO POR EX: ZÉ TODELO , TEM HELENO TODEGO , SÃO MEUS PATRINHOS MORO EM SÃO PAULO NO ABC PAULISTA ABRAÇOS

  11. A melhor opção de ônibus para Vertentes.

    Recife para Taquaritinga do Norte. Empresa 1002
    saindo do TIP Recife às 14 horas e 30″ chega em
    Vertentes 18 horas.

    Recife para Santa Cruz do Capibaribe. Emp. 1002
    Sai de Recife Terminal Rodoviário, 6 horas chega em Vertentews 9 horas e 40 diários.

  12. estive em vertentes na eleicao para trabalhar sou da cidade do paulista e adorei a cidade e as pessoas que sao muitos cordiais e amigas estive apenas tres dias mas foram como umas ferias que tentarei um dia retornar para conhecer melhor as cidades circuvizinhas. essa montanha que fica nos arredores da cidade e linda pena que nao tirei nenhuma foto .um dia retornarei

  13. envie mais noticia de minha cidade, estou morrendo de saudade de minha cidade natal

  14. To aki Pra Pedir um favor pra voc’S dos site
    e quero fazer um favor pra avó

    vou escrever oq ella que que eu escreva

    Preocuro: Rosimere Arruda
    Rita Arruda
    e Leovigilda Arruda do Nascimento

    qual quer coisa coisa falar com o meu Neto Everton Lima
    No e-mail dele Obrigado

    • Eu sou sobrinha de Leovigilda em que posso ajudar vc ?
      ela casou com Luis e tem uma irmã chamada Rita ?

    • Qual o nome da sua vó? dê mais detalhes!

    • Procuro minha avó, ou noticias dela. O seu nome era Leovirgilda Ferreira. Ela abandonou seus três filhos quando minha mãe (Maria Leovirgilia) ainda tinha 07 anos. Ela foi casada com Manuel Belarmino da Silva.

      A útima notícia era que em 1950 ela tinha ido para Pernanbuco. Como esse nome não é tão comum, queria saber se existe algum parentesco. soubemos há muito tempo que ela tinha tido outros filhossss

  15. Sou Ronaldo, atualmente estou em São Paulo a 12
    anos e para matar as saudades resolvi procurar imagens da minha cidade, Vertentes, sou do Sítio
    do Junco, filho de zezito de guilherme, e gostaria de ver mais imagens de Vertentes e se possivel do Chã do Junco.

  16. Adorei tudo sobre Vertentes, sou de são paulo + o meu esposo é da cidade, ronaldo guilherme.
    Por favor me envie + imagens de Vertentes e do Chã do junco´
    Grata Cris.

  17. Gostei da pesquisa, agora quantos anos vertentes tem??????????
    Segunda a pesquisa Vertentes tem de surgimento 259, mas elevada a titulo de cidade ela tem???? 81???
    Mas a primeira igraja constrioda em vertentes foi a da goiabeira, q nao era Sao Jose, o nosso padroeiro……

  18. Na verdade eu não confio nessa “historia” q nos é passada, desde os tempos de primario, q estudavamos para a prova com um questionario, lembra George??? A historia de vertentes teria q ser reescrita, e dando atençao a questoes poucas vistas como, ja me contaram q a matriz de São José surge apartir de uma promesa, transferindo assim a atençao da igrejinha da goiabeira para a matriz, como seria viavel perguntar “como surgiu o cruzeiro um ponto de turismo da nossa cidade q hj o morro esta totalment einvadida de casas?” se houve realmente essa doação de terras, onde ela esta, Vertentes pertenceu 1° a Igarassu, onde hj muitos historiadores usam os cartorios como fontes de pesguisa.

  19. eu biu roliha xe-suplente a vereado pelo PFL 1996 ar firmo que fiquei muito feliz em ver estas fotos dete natal de 2009 parabens para todos vertenteses ASS- BIU ROLINHA

    • Gostei do nome: Biu Rolinha, nome de artista de Holliwold!

  20. Como esta cidade das Vertentes está linda, parabéns a materia feita eu conheço esta cidade e quando vou ai nao tenho mas vontade d evir embora, minha esposa é dai e eu tenho muitos amigos nesta cidade, Ex; Furem, Jorge estes filhos de Dona Alice, Osmar Barbosa, Diva, Nise, Veronica, meu sogro Bio Fonseca, Gerson, Vaneide, esposa do Osmar, Juinho e muitos outros, minha querida Josely, que nunca para em casa está no SAMU, e Manoel. Vertentes me espere que nas ferias estarei ai. Antonio

  21. a familia de meus pais são de Vertentes tenho tias e primos que moram ai pessoas muito conhecidas como;tia Jaci seu Gregório,tia Mocinha e os primos Jacira,fatima,Essinho,Kaka e outros,embora demore visita-los gosto muito de passear ai.Realmente a cidade cresceu muito e esta mais bonita…abraços gildete Belo Jardim PE

    • Oi Dete, aqui é soneca, vertentense que morou em sua casa aí Belo Jardim, sua mãe dona Gelsa é um santa, acolheu não só a mim em sua casa, como a vários estudantes filhos de Vertentes, para estudarmos no colégio agrícola. Não esquecerei de vcs nunca : seu Biu, Genilson, Louro, Gilson, Gilvânia, Mima e Lela. Tenho muitas saudades, nas férias preterndo visitar vocês. Quem sempre me dá noticias de vcs é dona Jacy. Gostaria de manter contato com Genilson.

      um beijão emtodos aí.
      d.savioaraujo@ig.com.br

      • ola Soneca lembro dos tempos que vcs moraram la em casa tb sinto saudades e quando puder é so aparecer,quem sempre dar noticias sua e seu Deca,quem faleceu dia 08 de outubro foi Paulinho de Tia Jaci estrive em Vertentes para o sepultamento do mesmo a cidade desenvolveu bastante.só hoje encontrei seu recado por isso não rspondi antes obg por lembrar de todos,Genilson estar no Amazonas vc vai encontrar o mesmo no site da ESTEIO onde ele trabalha…abraços

    • oi gildete sou da terrinha meu nome e maria jose sou neta de seu luiz do grupo

  22. Gostaria de saber sobre a árvore geonológica do cidadão hoje ja falecido artur pereira de souza conhecido como artur moco.Os pais os avós e os pais deles todos.

    • tuca aqui e cida e estefania lembra?filhas de joao quati como esta sua mae e suas irmas fatima , andreia e jose artur,moramos em recife saudades.

  23. Gostaria de entrar em contato com a minha familia, faz alguns anos que saimos de Vertentes, sou filha de Severino Ribeiro de Oliveira e a minha mãe se chama Maria Emilia. Ela tem uma irmã por nome de Otilia, casada com Severino Básilio da Silva. Estamos a procura dessas família, caso alguém conheça, por favor entre em contato.

    • Há uma família Basílio na área do Sítio Baixio, entre o Zé Andrade e Amaro Alves. Esta área também chamada de Baixa da Égua, pode ser alcançada pela Estrada do Junco a Raimundo Pereira

  24. eu biu rolinha ex- suplente a vereador pelo pfl no povoado do livramento com ne e dude para cavalcante governa . A FIRMO QUE FIQUEI MUITO FELIZ QUANDO AVIE ESTAS LINDAS FOTOS DA PERDRA NA MINHA LINDA CIDADE VERTENTES PE PARABÉNS PARA TODOS VERTENTENSES DO SEU FILHO BIU ROLINHA TIAMOR VERTENTES

  25. Sincramente, apesar de ser o atual Prefeito desta maravilhosa cidade, desconhecia estas pequisas realizadas de maneira muito profunda. Estive na Pedra de Boca, quando ainda jovem, em companhia de companheiros da época. Vamos voltar a visitar o local pré-falado. Tenho idéia de junto ao Ministério do Turismo, formatar projetos interessantes para aquela localidade muito bonita.

    • Prezado Prefeito, onde fica o local, ou o acidente geográfico relatado por V. Excelência, como “PEDRA DE BOCA”?
      É mais um local a divulgarmos, para que nossos munícipes conheçam mais sua terra natal e para aumentar o fluxo turístico.
      Obrigado pela mensagem
      Falcão.

  26. Recado, acima, quem desejar comunicação conosto, junto encontra-se nosso e-mail.

    • Pois é Excelentíssimo Sr. Prefeito. Há também a gruta dos holandeses, a rampa do Pepê, o riacho das Goiabeiras, o riacho Topada-local onde foi aprisionado o cangaceiro Antônio Silvino, que podem render divisas com o turismo.
      Também, Vossa Excelência precisa conhecer a zona rural do município, que possui excelente potencial para as culturas de caju e de pinha, e procurar levar o desenvolvimento até lá, pois até agora não foi feito nada nesse sentido.
      Ainda, percorrer as estradas que vão para os sítios.
      Aconselho que faça isso, em seu veículo próprio, pra sentir o quanto nós que precisamos por elas transitar, sosfremos com as péssimas condições.
      Atenciosamente, Falcão. falcao.pe@ig.com.br

    • Pois é Excelentíssimo Sr. Prefeito. Há também a gruta dos holandeses, a rampa do Pepê, o riacho das Goiabeiras, o riacho Topada-local onde foi aprisionado o cangaceiro Antônio Silvino, que podem render divisas com o turismo.
      Também, Vossa Excelência precisa conhecer a zona rural do município, que possui excelente potencial para as culturas de caju e de pinha, e procurar levar o desenvolvimento até lá, pois até agora não foi feito nada nesse sentido.
      Ainda, percorrer as estradas que vão para os sítios.
      Aconselho que faça isso, em seu veículo próprio, pra sentir o quanto nós que precisamos por elas transitar, sofremos com as péssimas condições.
      Atenciosamente, Falcão. falcao.pe@ig.com.br

    • oi Romero sou maria jose neta de seu Luiz do grupo voce se esqueceu de homenagiar um homem que foi o unico zelador do ginazio e grupo Luiz Rodriges fico muito triste pois tudo passa ele merecia ser lembrado eu acho

  27. Meu pai,Geraldo Ferreira de Araujo,era daí.Ele morava em Cabrobó-PE,aliás nasci lá.Gostaria de entrar em contato com pessoas da cidade como:Zuleuza,sua filha Gabriela e outros.Estas são primas minhas.Meu nome completo é Adriana Ferreira de Araujo,minha mãe é Maria Beatriz.Beijos.

    • Adriana se vc tiver Facebook,procura Gabriela Figueirôa e add ela

    • Querida Adriana passei seu recado hoje mesmo para Gabriela , eu sou Oseas Leal , estudei vários anos com seu primo Gilmar Dias(in mémoria)

    • Seu pai, Adriana, era filho de Pedro Ferreira de Araújo, que dá nome à rua que da acesso ao Sítio Goiabeira. É neto de Cassiano Ferreira de Araújo, proprietário das terras da Goiabeira até o início dos Sitios de Café, na Serra da Taquara.

  28. Moro em Recife. Vim estudar, trabalhar e acabei ficando (hoje sou professor, como minha mãe). Mas meus pais, João e Alcione, são vertentenses, ou melhor, livramentenses, pois ainda residem no Povoado Livramento (Junco). Sempre que posso volto às minhas origens. Parabéns Vertentes! Espero poder voltar um dia definitivamente para os teus braços. Saúde e paz para todos.
    Alexsandro Bilar

  29. poxa,estou muito emocionada.minha mae,ja falecida nasceu em vertentes,viveu ate seus 26 anos em vertentes indo depois pa garanhuns.sempre nos contava maravilhas desta cidade.das amigas;dos sitios das pedras,nossa eu ficaria aqui contando as historias dela,sem perceber.ela se chamava,francisca alencar da silva,filha de manuela maria da conceiçao,se tiver algum parente na comunidade,de um ok.

  30. estive ai em vertentes em março/2009, e fiquei muito feliz com o trabalho do atual prefeito , parabens, a cidade esta linda, a festa foi tudo de bom. meus pais e parte dos meus irmão moram nesta cidade maravilhosa, hoje moro em são paulo, já ha 26 anos, mas sempre que tiro férias passo ai. e este ano amei tudo que vi.próximo ano se deus quizer estarei ai outra vez.

  31. li o comentário do prefeito romero sobre a pedra de boca, eu nunca fui até lá , mas tenho um irmão que é apaixonado por aquele lugar , inclusive quando tivemos ai em 1999, ele foi lá , conseguiu entrar até um certo ponto, filmou, e ficou de retornar. ele vai ficar muito feliz se realmente o prefeito melhorar aquele lugar, meu irmão chama-se artur (tuca) irmão do professor adauto e filho de dna. severina da rua capitão valdemar lima.

  32. Gostaria de saber qual o telefone e e-mail da Rádio Comunitária de Vertentes.

    Um grande abraço para todos !!!!!

  33. Aproveito para mandar um forte abraço para o meu cunhado Manoel Cavalcanti e toda sua Família que mora ai no Povoado do Junco.
    Ele trabalha ai mesmo no Junco cobrindo com perfeição os sofás dos Vertentenses.
    Quero dize ao meu sobrinho José Vinícus que estou torcendo para ele continuar fazendo o que gosta, ou seja, tocar belíssimas músicas.

  34. SOU ADEILDO DA SANTANA, ESTOU EM SAO PAULO HA 23 ANOS MAIS NUNCA ME ESQUECI DOSMEUS MELHORES MOMENTOS QUE FOI AÍ EM VERTENTES.SOU FILHO DE SEU BIU E DONA MOÇA DA SANTANA.TENHO IRMAOS QUE MORAM AÍ COMO;VALDECIR BILOTA E LOURO DA PEDREIRA. E MUITOS AMIGOS QUE FIZ PRINCIPAMENTENA ESCOLA GIL RODRIGUES.A TODOS VERTENTENSES MEU ABRAÇO.

  35. ESTIVE AÍ EM DEZEMBRO DE 2008,FOI MUITO BOM REVI MINHA FAMILÍA E MEUS AMIGOS.PENA QUE SÓ FORAM 30 DIAS MAIS SE DEUS QUISER VOLTAREI PRA FICAR.FUI ATÉ O JUNCO JOGAR UMA BOLINHA COM MEUS AMIGOS E DEPOIS NADA MELHOR DO QUE UM BANHO DE BICA NA GOIABEIRA FOI MUITO LEGAL.VERTENTES ESTÁ MUITO LINDA VISITE ESTA CIDADE ENCANTADORA,SEM CONTAR COM O POVO HOSPITALEIRO. EU AMO VERTENTES.

  36. Meus avós partiram dessa região na década de 20/30 para o Mato Grosso, atualmente Mato Grosso do Sul e juntamente com outros pernambucanos fundaram o que é hoje a maior colônia de pernambucanos do Mato Grosso do Sul (Colônia Pulador) Seu nome É José Laurêncio da Silva (Cazuza Estrela) e minha avó Maria Sales da Silva (Dona Moça) tenho notícia de que meu avo dinha um irmão que atendia pelo apelido de Dedé Estrela.
    Tenho curiosidade em conhecer parentes, acredito que atualmente devam residir na cidade de Santa Maria do Cambucá.
    Se alguém puder me ajudar, que entre em contato, obrigado.

    David

  37. ese e numero da rdio de vertentes37341612

    • Juliete,

      Obrigado pela informação.

      Um grande abraço.

      Roberto Lucena.

  38. Excelentíssimo Sr. Prefeito, Dr. Romero Leal, vamos ajudar a desenvolver a área rural.
    Precisamos reativar os poços artesianos, seus chafarizes e dessalinizadores.
    Também, refazer as escolas e outras construções do periodo do governo Dr. Arraes.
    Vamos desenvolver as culturas de caju e pinha, incluindo aí, agroindústria, para agregar valor, remunerando melhor o agricultor.
    Estamos a disposição para colaborar.
    Atenciosamente, Falcão.

  39. Excelentíssimo Sr. Prefeito, Dr. Romero Leal, vamos ajudar a desenvolver a área rural.
    Precisamos reativar os poços artesianos, seus chafarizes e dessalinizadores.
    Também, refazer as escolas e outras construções do periodo do governo Dr. Arraes.
    Vamos desenvolver as culturas de caju e pinha, incluindo aí, agroindústria, para agregar valor, remunerando melhor o agricultor.
    Estamos a disposição para colaborar.
    Atenciosamente, Falcão. Fone 32368503

  40. Dr.Romero leal é com muita satisfação mandar um comentário para voce e sua cidade maravilhosa.pois vertentes é uma cidade linda que qualquer pernambucano ou até mesmo qualquer pessoa desejaria morar.Parabéns pelo seu mandato.

  41. Muito atraente esta cidade… Pretendo visitá-la um dia… Moro na Bahia e conheci uma filha de Vertentes que hoje vive em Salvador. É uma pessoa luminosa, característica que parece emanar do chão onde nasceu. Paz e Bem a toda comunidade da região.

  42. urúúú….maravilha…
    …adimiro;;;essa cidade;;

    mai moro na torre..-(TORITAMA-PE)

  43. sou de recife mas atualmente moro em SP CAPITAL mas estou buscando informações sobre minhas raizes e gostaria de saber se algum dia ,vertentes teve colonização judaica mesmo que escondida pela inquisição meu nome e JOSE FERREIRA minha saiu da cidade de vertentes muito cedo e tudo que sei sobre a familia dela e nada mas agora peço informações.se possivel responda,obg.

  44. Como é legal ver e ler tantos comentários da cidade
    de Vertentes.Inclusível alguns colegas da minha época,como o caro colega Adeildo Pereira,a colega
    Ana Maria,emfim a tantos que deicham suas palavras.Eu mesmo se fosse comentar sobre essa
    cidade levaria muito tempo,o que importa é que tem
    pessoas como Romero fazendo Vertentes crescer.
    Parabéns,por todos que fazem parte desse trabalho,abraços a todos…soareszezito@hotmail.com
    ZEZITO

  45. MEUS AVÕS SAO DESSA CIDADE SEMPRE OUVI MINHA MAE FALAR DE VERTENTES E DO JUNCO. E A HISTORIA DE VIDA DELES . FIQUEI MUITO EMOCIONADA E COM SAUDADES. JA PERDI MEUS AVOS. MAS TENHO MEUS PAIS

  46. eu gostei de ver as imagens de vertentes sou filho de vertentes mas atualmente moro em caruaru se desejarem entrem em contato comigo

  47. sou natural de vertentes. a 27 anos moro em caruaru tenho saudades e muitos amigos de infância ai. fico feliz de ver tantos depoimentos falando dessa cidade. gostaria de apruveita este momento e manda um abraço para todos vertentense.

  48. Gostaria de saber qual o ônibus -saindo do TIP- que chega mais rápido em Vertentes e quantas horas gastará para realizar este percurso.Informe também a quilometragem.
    Agradece Dulce.

  49. Minha mãe já morou em Vertentes e minha avó mora ainda lá. É uma cidade muito aconchegante e muito boa. Todas minhas férias eu passo lá e adoro…

    Beiijos ;D

  50. Boa tarde gostaria de saber se vcs conhece uma garota chamada Aline Bezerra que trabalha de promotora de vendas do café Santa clara,ela sempre fica ai no supermercado Vertentes,por favor pede pra ela ligar pra mim,o meu telefone é 031-81-34752271ou 86739859,preciso falar com ela urgente um abraço e que Deus ilumine a todos ai de Vertentes.

  51. Amo essa cidade e tenho muitas recordações das festas de são josé,da pedra de ponta,do clube dos trinta,do sítio poço do juá,dos amigos,dos primos em especial de Marcelo de lionel,vera,manoel,deca,e todos aí.comuniquense comigo.um forte abraço!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  52. moro em Olinda,mais adoro essa cidade tenho muito a ver com o povo dai,e tenho muita saudades dos meus amigos e amigas tais como ivône,claudia,zeneide,neca,doca,nael,epitaceo,jean,lenivaldo,meus primos e primas vera,marcelo,raimundo,roméro,cida,lucinha enfim todos ai. um abração a todos e comuniquen-se comigo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  53. MORO EM JUNDIAI SÃO PAULO MAS TENHO ORGULHO DE TER NASCIDO AI NESTA CIDADE

    SOU DA FAMILIA DE ZEZINHO AGUSTINHO (im memoria) tenho minha familia que mora ai que tem uma vila chamada vila ferreira

    gostaria de ver uma foto da vila

    UM FORTE ABRAÇO A TODO POVO DAI…. ABRAÇOS!!!

  54. Sou neta do já falecido mané cobra e de dona Santú, moro no Rio de Janeiro e fiquei muito emocionada em ver Vertentes cidade em que passei muito tempo vizitandoc/ minha família. A saudade é grande.

    • foi com muito prazer que li que você é neta de Manoel de lima (manoel cobra verde),.quando Criança( entre 1952 e 1955) frequentei a casa de seu avó e de sua avó dona santu.Conheci todos.maria natividade,maria loia ,maria eunice ,napoleão,francisco , lau e outra maria.Há 13 anos estive na casa delas(suas tias )ali estavam,maria loia,maria natividade ( que chamam de veinha) e a outr maria.Conversei com napoleão e com francisquinho (meu amigo de infancia).Posso lhe assegurar que,como cirança negra que fui nunca sofri a menor discriminação na casa de seus avós.Tive um tramento digno do ser humano.Isto me ajudou muito na minha formação.hoje moro em curitiba Pr( no Pr desde 1955 e em curitiba desde 1966.sou funcionario publico aposentado (advogado- Escrivão) e ainda me correspondo com maria nativiade( há cinco anos não falo com ela)

  55. Sou neto de Manoel Cabral “in memori” e Maria José Dona TUTU, só tive a oportunidade de visitar vertentes quando criança.
    Sou publicitário em São Paulo, e gostaria que publicassem mais fotos da festa de São João, especialmente dos BACAMATEIROS, pois segundo minha Mãe o Irmão dela (Meu tio Raimundo) é um Bacamateiro.
    Parabenizo pelo trabalho apresentado.

    • moro em olinda e sempre vivi em vertentes conheço sua família seus tios: têta,vital,tio,nice. conheci seu avô sr cabral desde pequeno voçê é filho de quem?

    • olá,ñ sei se lembra de mim,mas se seu interesse sâo fotos dos bacamarteiros,tenho bastante,posso te enviar umas por email depois….

  56. Eu nasci em Vertentes e não esqueço da minha cidade, sou da familia Pereira e de dona Josefina sinto muito orgulho da minha terra natal.Faz muito tempo que eu não vou ai porque, moro em São Paulo. A minha infancia passei em sitio pe de serra, Vertente e também em Caruaru. Lembro-me com muitas saudades de uma escola no sitio pe de serra professa Francisca Leopoldina. dos amigos. Também estudei na escola gil rodrigues.

    Saudades!!! familia e amigos de vertentes

    • Vc é Maria liu,irmã de Odete feitoza? eu lembro de vc, tudo bem?

      • OI SOCORRO NÃO SEI SE VOCÊ ME CONHECE SOU PRIMO DA MARIA DE LIU E ODETE FEITOZA QUE VOCÊ FALA NÃO É ESSA AI . A MARIA QUE VOCÊ FALA É FILHA DE MARIA LIU E ZÉ FEITOZA .ELAS MORAM EM OLINDA E ESTÃO BEM !

  57. gostaria de saber onde esta e como esta minha es namorada Ivône filha de Nazinha e lôro bianô?tenho muita vontade de saber como ela esta tenho muito carinho por ela e os irmãos dela!!!!!!!

    • Olá João Gustavo, sua ex , mora em Goiânia-GO. É casada c Francisco filho de Biu Gonçalo, tem uma linda filha e está muito bem.Sempre q pode vai a Vertentes visitar seus familiares. Sou Alba, moro no Goiás mas minha Vertentes está em meu coração. Espero q fique satisfeito c minhas informações. Um grande abraço a você e a todos as minhas ex colegas de escola e de trabalho. Que Deus abençõe a todos q lembrarem de mim.

      • Muito obrigado alba pelas informações fico feliz em saber que ela esta bem quando você vê-la,dê lembranças a ela por mim, e um forte abraço a você também não lembro se te conheço, mais o nome não é estranho !!!!!!!!!!!!!!

      • Ola Alba vc é Alba que era muito amiga da Candelaria? eu sou Socorro filha de Manoel Tejo, lembra? hoje moro emSao Paulo.Bjus.

      • eu sou a Maria estudei com a Alba na escola gil rodrigues e estudei com os filhos de Biu Gonçalo no sitio pe de serra quem era a nossa professora era a dona nega (Francisca) Saudades. Hoje moro em são paulo

  58. sou biurolinha filho de joao julio do sitio areia do junco . quero a visar para todos amigo do meu pai que ele veio a falice no dia 23/11/09 uma forte ab raço para todos

  59. Parabens para esta linda cidade da qual sou filhor vertentes pe sou Bioroliha ex candidato a vereador pelo PFL-DEM e exsuplente . por favol preciso do telefone do Sr Dr Ozair Cavalcante . um feliz ano novo com muita paz e saude PAZ NO MUNDO E AMOR

  60. existe alguma pousada ou hotel em vertentes onde possa me hospedar?

  61. POR FAVOR, EXISTE ALGUM LUGAR PARA SE HOSPEDAR NA CIDADE?

    • Eu sou o George, criador do blog e moderador. EU NÃO MORO EM VERTENTES POR ISSO EU NÃO SEI SE TEM ALGUMA POUSADA EM VERTENTES!

  62. OBRIGADO GEORGE. porem Aguardo a resposta de algum morador de VERTENTES, se algum morador puder ajudar, agradeço muito

  63. obrigado.

  64. Minha terra tem palmeiras onde canta o sabiá. . . assim disse o poeta!
    Digo: minha terra tem beleza onde canta a natureza, fazendo muito feliz os filhos desse lugar. Saudades? Muitas! Dos amigos: Winton Cavalcanti, Tico de Ze côco, Orlando de seu Lalau guarda, a turma do Gil e do Cenecista. Abraços.

    • Orlando é meu tio, sou neto de seu Lalau.

    • Inclusive, meu tio Orlando faleceu. A tristeza é grande.

  65. Falo aos vertentenses e amigos de nossa querida Vertentes q toda vez q faço um júri lá em Recife ou na Região de Limoeiro, sempre exalto minha doce terrinha. Qta saudades dos amgos de infência que “nunca mais” os cumprimentei pessoalmente. Parabenz ao nobre prefeito Dr. Romero que pela sensatez administrativa com q tem conduzido nossa Vertentes. Ano de paz para todos. José Celso Alves de Sales, Advogado.

  66. Aproxima-se a tradicional Festa de São José da nossa veneranda Vertentes! De logo desejo aos meus queridos conterraneos festejos de muita paz. Q o espírito cristão impere em todos que fazem a família vertentense! Sinto o peito apertado na retrospectiva de minha existência, ao ver ainda muito forte as lembranças q n se apagam de minha memória. Ao reviver mentalmente os doces momentos q aí passei com amigos de escola, infância entre outros. Se poeta fosse doaria todas as noites para fazer lirismo de um passado tão querido e um presente às vezes tão “distante”! Só não esqueço deles: dos meus amigos, das ruas, dos becos, das praças, da Igreja, da Escola Macial Pinheiro, onde recebi as primeiras orientações edcucacionais para vida através da Profª Euza dos Anjos. Aos professores do antigo Grupo Esolcar Gil Rodrigues, lembrando professores e professoras de tão nobre educandário tanto quanto do colégio José Oscar de Andrade, aos colegas e funcionários que zelaram por nós na infância, na adolescência e q foram e sempre serão lembrados na minha memória espritual. Com Saudades e votos de muitas alegrias e paz. José Celso Alves de Sales, filho de seu Bento do Correio e de Raimunda.

  67. Fiquei muito feliz ao descobrir este blog sobre a terrinha querida. Parabéns aos idealizados e organizadores. George, publique opnde você mora…
    Amigo José Celso Alves de Sales, quanta saudades daqueles tempos heim? Valeu pela lembrança amigo, e saiba, todos temos nossa querida Vertentes bem guardada em nossas mentes e corações.
    A todos lembranças e abraços…
    ( Wilton Cavalcanti – Hitinho de Zé Largateiro)
    Março/2010.

    • oi Itinho descobri que tinha este blog agora ,saudades meu amigo
      lembro quando tinha aqueles bailinhos no clube dos trinta ia eu voce doca, junior de seu assis, eo george ,Omena,nossa que turma legal em ,e o tempo passa cada um toma seu destino e avida! da sua amiga ou prima margarete cavalcante

      • Saudades de vc, Margarete.

  68. Meu abraço e agradecimento para George Costa, pela brinlhante gênese deste espaço! Aos amigos, conterrâeos, conhecidos e moradores de nossa terra muita paz e saúde. Ao meu amigo Wilton Cavalcanti, meu forte abraço. Muitas saudades dos tempos “eloquentes” meu jovem da Pedra de Boca! Pergunto ao amigo: no dia 19 de março estarás em Vertentes? Meu telefone é este: 97279295. Ao querido filho Neto Sales abraços e saudades! Ligue-me. Perde meu telefone e contatos. Hoje é um dia muito especial para encontrar velhos companheiros de folguedos! Pelos mais sacratíssimos sentimentos, desejo uma comemorção de verdadeira estesia, para todos os católicos e irmãos de nossa Vertentes. Viva a PAZ. Do sempre vertentense, José Celso Alves de Sales,(filho de Seu Bento doCorreio).

    • Não sei Obrigado José Celso. Não sei se sua pergunta foi pra mim, mas se foi: Dia 19 eu não estarei na cidade das Vertentes.
      Att,
      George Costa.

  69. Olá jovem George. A pergunta foi pra você também. Eu gostaria de ter ido a Vertentes, mas não foi possível. Forte abraçao. Qquer dia bateremos um papo bem legal aí em vertentes. Peço-lhe Vênia para contar um história que ouvi faz pouco tempo. É a seguinte:
    Certo dia um velho senhor de escravos foi conversar com Deus no templo q mandou contruir no quintal da casa grande, na fazenda. Dizia a Deus q olhasse tudo aquilo que fizera em Sua homengem. Dizia: Vede Senhor. Mandei fazer um piso de mármore para tua igreja! Bancos de maderia preciosa! Portas bem talhadas, de boa qualidade! Altar adornado em ouro. Tudo do melhor que pude fazer. Minutos depois o senhor dos escravos fez um silêncio sepulcral e sentou-se em um dos bancos e ficou a meditar. Um velho escravo escondido atrás de um pilar da igreja, colocava e tirava cabeça com medo de ser visto e dizia de si para consigo: “Óh, Sinhô! Preto Véi táqui, Sinhô. Se percisar de arguma coisa, é só falar. Ria e repetia a frase com humilde e doce naturalidade. Qdo os dois morreram e foram perante o Senhor, o escravo recebeu uma bela morada espiritual e o senhor dos escravos estava esperando uma grande mansão como prêmio e o Senhor apontou um mísero casebre para o senhor dos escravos. Ele ficou revoltado e disse: este escravo não deu nada ao Senhor. Por que ganhou esse privilégio? Eu que construi um belo templo em Tua homenagem só ganho isto? O Senhor disse: O escravo deu sua vida. Ofereceu-se. Doou-se. Qto a ti, só me devolveste o quê ti foi dado por empréstimo. Abraços em todos. Celso Sales. Limoeiro, em 20/03/2010.

    • meu prezado Celso,você com essa “lenda” resumiu de maneira magistral toda filosofia do bem e todo o sentido do discurso apologetico religioso do cristianismo.Como neto de escravos que sou, (meus avós estão enterrados no sitio Cumaru,lado esquerdo no sentido vertentes /surubim)fique emocionado.para bens.Um forte abraço de Antonio Francisco da Silva,Curitiba Pr.

  70. Sou Pulo poroca e moro em São Paulo adoro vetence.

  71. sou de vertentete ador0 esta cidade vai meu abraça todos vertenjteçe espercial na evandro leal

  72. Parabens para todas mamaes desta linda cidade que eu amor .vertentes minha terra querida que 2010 seja abençoada para todos vertentensesdo grande amigo Biurolinha

  73. Olá pessoal…

    Vendo a história desta bela cidade,vi q foi fundada por uma portuguesa pelo q entendi.
    Então se alguém não se importasse em me fazer um favor e me esclarecer algumas dúvidas sobre a família Sales em vertentes,que origem tem.Meu avô é natural daí FRANCISCO MANOEL JOAQUIM SALES.(Um nome bem português)rsrs!Meu pai me parece q nasceu aí tbm ou em santa maria(RAIMUNDO FRANCISCO DE SALES)(Ambos falecidos)Mas sempre tive essa curiosidade pois viveram anos por esta cidade…E como hj moro em Lisboa-Portugal e tenho uma gande parte de minha família em Caruaru em q todos os anos visito,gostaria de saber se temos ainda por ai alguns familiares E se existe alguma raiz portuguesa na familia por eles os dois a quem mencionei ter um sotaque portugues bastante carregado,que na epoca eu nao percebia,veio me calhar agora isto!Gostaria q como meu filho q é português … Existisse esta coincidencia…Obg pela atenção

  74. Boa tarde, Miriam Sales. Achei interessante tua indagações. Sou de Vertentes e minha família é de Santa Maria e de Frei Miguelinho. Meu avô chamava-se Manoel Francisco de Sales, nascido em Sete Rancho, município de Santa Maria do Cambucá e ou Frei Milguulinho. Meu pai chamava-se Bento Camilo de Sales. Minha família é a dos Sales e Ferreira de Santa Maria do Cambucé e de Frei Miguelinho. Se eu puder cooperar com Você é um prazer. Grato, Celso Sales.

  75. Obrigo antônio Francisco da Silva pela força. Sou fascinado pela história do homem negro em nosso país. Entendo ser a origem da raça humana no nosso planeta. O homem negro será sempre símbolo de força, coragem e fé. Forte abraço. Celso Sales, Limoeiro-PE, 19/06/2010.

    • os agradecimentos são peus,pois que,tova vez que alguem faz referencia ao escravizado negro de maneira apreciativa,sinto me -gratificado

  76. Miriam cometi um lapso. Os nomes das cidades são: Santa Maria do Cambucá e Frei Miguelinho, forte abraço. Celso Sales. Limoeiro-PE, 19/06/2010.

    • Para CELSO SALES

      Celso, observei que vc também tem o sobrenome Sales.
      Por acaso, você não tem algum parentesco com meus avós que partiram dessa região na década de 20/30 para o Mato Grosso, hoje Mato Grosso do Sul e juntamente com outros pernambucanos fundaram o que é hoje a maior colônia de pernambucanos do Mato Grosso do Sul (Colônia Pulador) Seu nome É José Laurêncio da Silva (Muito conhecido pelo apelido de Cazuza Estrela) e minha avó Maria Sales da Silva (apelido Dona Moça) tenho notícia de que meu avo dinha um irmão que atendia pelo apelido de Dedé Estrela.
      Tenho curiosidade em visitar as Cidades de Vertentes, Caruaru e Santa Maria do Cambucá e conhecer meus parentes, acredito que atualmente devam residir na cidade de Santa Maria do Cambucá.
      Se alguém puder me ajudar, que entre em contato, obrigado.

      david-s.ramos@uol.com.br
      David

    • Olá Celso

      Talvez você não se recorde de mim, mas sou o filho mais velho de sua irmã Socorro (falecida em 29/07/07) e Severino (Biu). Hoje, estou casado e morando na cidade do Cabo de Santo Agostinho. Fiquei muito feliz em descobrir este blog e mais ainda em encontrá-lo aqui. Faz uns dois anos que não vou à Vertentes, que, juntamente com a Serra da Cachoeira (terra do meu pai), fazem parte de minhas raízes. Encerro desejando toda felicidade para você e os seus. Meu e-mail para contato é salesdelima106@gmail.com.

      Um abraço

      Eduardo

      • moço boa tarde sou de sao paulo procuro parentes de maria leocardia da conceiçao e severino raimundo da silva [ nino] por favor entre em contato
        telefone 011 75063937 44763264 grato

  77. Boa noite jovem David. Irei em busca de notícias sobre os Sales e Estrela. Depois eu retorno pra lhe dizer alguma coisa. Esse apelido “Dona Moça” não é estranho. Consultarei meus parentes sobre o caso. No mais, abraços, Celso Sales.

    • Celso, bom dia.

      Olha só, tenho algumas informações adicionais que podem ajudar em nossa pesquisa.
      Meu avô era conhecido pelo apelido de CAZUZA ESTRELA e minha avó conhecida pelo apelido de DONA MOÇA.
      Meu avô tinha um irmão com o nome de Manoel, que era conhecido pelo apelido de NECO ESTRELA.
      Se vc puder me informar seu e-mail, agradeço.

      David

  78. Caro jovem David, boa noite! Ainda não tive oportunidade de ir a Vertentes e Frei Miguelinho ou Santa Maria. Mas eu prometo q dentro em breve estarei lhe dando notícias. Grato, Celso Sales. (ajosecelso@ymail.com)

  79. Sou Dermi Silva – Moro em Osasco – SP…Meus Famíliares na sua maioria mora em Vertentes..Meu Pai Dilson, Mãe Albertina, Roberval e Alexsandro (mudo) irmãos. Sinto Muitas Saudades da minha terra querida ..dos meus amigos…em breve irei visitar vertentes pra matar um pouco da saudade… se algum amigo lembrar de mim…entre em contato…dermisilva@hotmail.com

    Um abraço em todos!!

  80. Eduardo, boa noite. Foi muito bom vc ter postado. Faz muito tempo que não tenho contacto com os da família. Soube que sua mãe faleceu faz pouco tempo. Fiquei mto triste, mas é a vida. Deus sempre tem um bom lugar para as almas nobres, dignas e boas. Estou morando em Limoeiro e qdo puder irei aí em tua casa. Abraços, Celso Sales. Meu celular é este: 97279295.(ligue.!)

  81. Olá pessoal, achei o máximo essas notícias de vertentes.Meu pai é de lá (Deoclécio Soares) sou neta do falecido seu Luis Soares e sobrinha da dentista Luíza Soares. Um grande abraço !!!

    • Ola, Luiza Soares estudou comigo, sua tia deverá lembrar de mim. aturma de professora de 1967.

  82. Sou de Vertente, filho de Ulysses Cavalcanti e Maria Julita Curvelo Cavalcanti ( Litinha) e neto de Inacio Alves Cavalcanti, que foi prefeito 3 vezer destacidade maravilhosa.Saudações Ulysmar Curvelo Cavalcanti

    • nasci e morei em vertentes até 1955(em janeiro minha familia mudou-se para o parana).resido em curitiba desde 1966,.Estive em vertentes ha 13 anos.Conheci seu avó Inacio Cavalcanti que residia na AV Manoel borba lado direito no sentido descida perto da casa de joão de zezè.Foi um dos primeiros moradores de vertentes a possuir um automovel (um chevrolet muito bonito que era guiado por seu tio,filho mais velho de Inacio ).Meu pai sempre dizia: “inacio cavalcanti é homem melhor que tem em vertentes”.Deveras,era digno,honesto ,reverente e leal.

    • Ulysmar, meu nome é Jefferson Albuquerque. Moro no Recife e ultimamente tenho feito pesquisas genealógicas com vistas a conhecer os nomes e fatos marcantes da vida de meus ancestrais. Nessas pesquisas me deparei com o nome de Inácio Alves Cavalcanti, posto que aqueles que me antecederam nasceram e moraram em Vertentes da segunda metade do século XVIII até o início do século XX.
      Para mim foi um grande achado me deparar com esse blog no qual encontrei sua menção ao nome de Inácio. Você poderia me dar uma grande ajuda falando dos seus ancestrais.
      Quem foi Inácio? Quem foram os pais dele? E os avós dele? Em que período eles viveram? Qual a profissão deles?
      Tais informações seriam de muita valia para mim.
      A propósito, sou amigo de Júlia Curvelo, natural de Taquaritinga do Norte (?). Seria ela parente sua?

      Jefferson Albuquerque – Jeff_alb@yahoo.com

  83. Olá, sou Maria Socorro da Silva, filha de Maria Herminia de Jesus e Antônio Lucino da Silva. Nasci em Vertentes em janeiro de 1953 e minha mãe faleceu no mesmo ano. Moro no estado de São Paulo, e gostaria de saber se ainda existe algum parente ou conhecido na cidade.
    Meus padrinhos eram Manuel Pereira e Quinina.
    Grata.

  84. Que delicia ver vertentes com essa tecnologia toda….parabens; gostaria de saber noticias de Graciete de Mané Tejo,selma de PIPI,LENIRA DE i nacio de Odato,minhas melhores amigas de infancia. PARABES PREFEITO.

    • oi vanda sou maria jose neta de seu Luiz do grupo eu tambem conheço elas que saudade entra em contato comigo Lenira mora em Brasilia

  85. Prezados Vertentenses

    Pena que Vetentes está entre um dos Seis municípios pernambucanos – perderam o quinhão do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) socioambiental que tinham direito para destinar adequadamente o seu lixo. Licenças vencidas estão entre as principais causas apontadas pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) para a perda da consessão , que significará alguns milhares a menos no orçamento do próximo ano. Quem mora ou visita Vertentes e passa na PE que vai a Toritama vê o lixo amontoado na beira da pista, o qual deveria estar acondicionado conforme a legislação vigente.

    Fonte: JC – Ciência e Meio Ambiente

    • O probléma é que cidade pequena so tem valor pra o gaverno do estado quando tem um prefeito que é afilhado, ou tem alguma fonte de renda alta como toritama pelos fabricos de roupas. Eu acho que deveria mudar essa filosofia do governo ,so desenvolver o município produtivo para o estado afinal, todos pagam impostos e tem direitos iguais.

  86. MEU PAI NASCEU EM VERTENTES NO ANO DE 1919 E É FILHO DE CASSIANO JOSÉ DE LIMA NÓS FILHOS NUNCA TIVEMOS CONTATOS COM A FAMILIA, E EU GOSTARIA MUITO DE SABER ALGUMA NOTICIA DE ALGUM FAMILIAR DELE QUE AINDA MORA NESTA CIDADE SE POR VENTURA ALGUEN SOUBER MANDE NOTICIAS FICAREI MUITO GRATO

  87. Tenho por Vertentes grande admiraçaõ, sou Vertentense de coração e tenho
    boas recordações de lá, hoje moro em João Pessoa -Pb, em Vertentes fiz boas ami-
    zades (Demir e Waldir de Pipi,Renato e Romulo,Beto de Olegario e tantos outro, não
    posso deixar de lembrar que vivi um grande amor com uma pessoa que prefiro omitir
    o nome.

    Abraços Chico.

  88. OLÁ, me ajude a trazer nosso menino Fabio Andre de 16n anos que foi levado pela maior CAMILA NAYARA, PRECISO QUE DENUNCIEM NO CONSELHO TUTELAR DESTA CIDADE. A FAMILIA ESTÁ DESESPERADA, ELES SÃO DE PAULO AFONSO-BA, SOUBEMOS QUE ELS ESTÃO TENDO AJUDA DE UMA GAROTA CHAMADA PAULA FILHA DE DONA LEDA, FAMILIA DE UM RAPAZ ÁI QYE ALUGA MESAS PARA FESTAS DE CASAMENTO SE NO ME ENGANO O NOME É JOÃO. POR FAVOR AJUDE-NOS 75 91828100 OBRIGADO, SE OUDER DIVULGUEM

  89. A quem puder responder, meu pai se chamava José Pessoa Irmão nascido em Vertentes-Pe filho de Sebastião Camelo Pessoa e Tercila… . Minha curiosidade está em relação a origem da família “Pessoa” surgida como explosão em pernambuco, uma vez que eles são de Vertentes, alguém conhece a história dessas pessoas por aí?
    Só conheço os Pessoas de Portugal, que se não estou enganada é originária do Tyrol na Austria.
    É Pessoa demais!!!

  90. eliane meu nome e jose da silva pessoa sou de vertentes tambem nao sei muito sobre o meu sobre nome pessoa so queria saber uma coisa nõs somos parentes sera

    • kkkkkk, Será?

  91. OlÁ,gostaria de ter informAçãO sobre minha Avó JOSEFA ALVES DE LIRA (irmã de SEBASTIÃO ALVES DE LIRA,DIOCLECIA ALVES DE LIRA,MARIA JOSÉ ALVES DE LIRA CASADA COM JOÃO AUGUSTO DE ANDRADE.NASCIDA EM JUNCO.

  92. Queria publicar minha tristeza depois que meu irmao mim ligou e mim deu a triste noticia que meu amigo ZE FERREIRA tinha falecido aqui vai meu carinho aos parentes e amigos .

  93. boa tarde estive ai em vertentes em julho de 2010 nas minhas ferias depois de dez anos sem ir pra vertentes,a cidade mudou muito pois esta muito diferente ,fiquei muito feliz ,queria ver mas fotos da cidade morro em sao paulo na cidade do embu das artes. Sou filha da Dona Severina alvez de souza

  94. Alguem de Vertentes poderia me dar noticia de Socorro filha de seu Jofilly.

  95. José da Silva, gostaria de saber se o Sr. Jose Ferreira que faleceu é o pai
    de Nilton.

    • Francisco nao Jose Ferreira nao era o pai do Nilton ele era irmao da professora Margarida , ele sempre saia candidato para veriador em Vertentes lembro dele pois quando eu era adolecente jogava no time de futebol que ele tinh…

  96. José da Silva,agradeço pelo esclarecimento.

    Abraços
    Francisco.

  97. procuro parentes de maria leocardia da conceição e raimundo lopes de amorim,sou de são paulo.meu pai chamava severino raimundo da silva.

  98. Sou parente da família AMBROSIO DE OLIVEIRA, ou seja: Ambrosio Frutuoso de Oliveira, Aurelina marcionila de Oliveira, Geraldo Ambrosio de Oliveira, Joana Ambrosio de Oliveira e outros… Gostaria de saber se alguem conhece ou conheceram essas pessoas citadas. Moram ou morararm nesta cidade: Vertentes-PE, ficaria mto agradecido por alguma informação deles. são 45 anos de distancia.

  99. Sou filha de vertentes, meus pais eram Luiz menezes de Lima/BelinaMenezes. Era altaiate, chegou na cidade na década de 20, e saiu em 1949. Dessa união nasceram 11 filhos. Eles eram amigos da família Maciel que até hoje continuam meus Amigos, que são: Osvaldo Maciel/Terezinha Leal Maciel e filhos.
    Fiquei muito feliz ao encontrar o site falando da minha cidade natal, estou muito orgulhosa do pregresso dessa cidade maravilhosa.
    Fiquei com muitas saudades dos lugares que me pai falava: Goiabera, Riacho Topadas, Junco e outros.

    Felicidades Vertentes pelo seu progresso.

    Edna Menezes Cabral

    26/04/2011

  100. Sou flha de Vertentes, tenho muito orgulho por ter nascido nessa cidade.
    Meus pais pias LUIZ MENEZES DE LIMA E BELINA CABRAL MENEZES. Ele era alfaiate, chegou na cidade na década de 20 e mudou-se em 1949.
    Nessa cidade nasceram 11 filhos, eles eram amigos da Família MACIEL, que são meus amigos até hoje.(Osvaldo Maciel e Terezinha Leal Maciel e Filhos).
    Fiquei feliz em encontrar o site dessa cidade progressista.
    Parabéns Sr. Prefeito pelo seu trabalho.

    Edna Menezes Cabral
    26/04/2011

    • olá Edna tudo bem , eu sou Oséas filho de Osvaldo Maciel fiquei muito fefiz pelos elogios da nossa querida vertentes está muito mudada mesmo .

  101. boa noite!! Tentei de várias formas de pesquisa, preciso saber se há pousadas em Vertentes e fone para contato! Uma pena que essa informação não está acessível! Me ajudem!! Por favor! Obrigada!

  102. Olá sou neto de Biu Baié moro atualmente em joão pessoa gostaria se alguém tem noticias dele qulquer coisa entrem em contato meu email >> brunothecrazyjp@hotmail.com

  103. sou filha natural de Vertentes,minha mãe e minhas irmães moram no junco,atualmente moro em União dos Palmares,mas quando a saudade aperta vou lá…Adoro!

  104. Prezados Vertentenses, sou Waldomiro Phelippe, Jornalista filho das Vertentes com muito orgulho. Sou Radicado no Rio de Janeiro, onde constitui a minha vida profissional na área jornalística e diretor responsável por vários jornais de grande circulação. Quero que todos saibam, os residentes em vertentes, ou aqueles que estão distantes da querida vertentes. Todos nós sabemos, que no dia 11 de Setembro é a data de aniversário das Vertentes, trata-se da emancipação política da cidade. E um filho da terra, com muita luta conseguiu levar para Vertentes, a maior condecoração jornalística da mídia carioca para Vertentes. Este é o meu presente e minha contribuição para a cidade onde nasci.
    Acesse: vertentesbenemeritos2011.blogspot.com
    Waldomiro Phelippe – Rio de Janeiro
    Tel. (21) 8256-1733 / 8221-1618
    7596-4720 / 9708-3849

    • Caro jovem e companheiro de folguedos na infância, Waldomiro Fhellipe(Tota). Estou com saudades daquele tempo não muito distante onde jogávamos bola e pinhão em frente a casa de D. Raimunda dentista (Raimunda de seu Bento) Lembra? Lembro dos chocolates vendidos no tabuleiro lá no cinema! Que sonhos dourados! Que infância divertida. Hoje você se encontra distante fisicamente de nós, todavia, sempre ligado pelos laços das reminiscências imortais. Do companheiro de outrora, Você é sempre bem vindo a Vertentes. Todos gostamos de você. Forte Abraço.
      Celso Sales.

    • Cara colega Felipe, ñ sei se vc lembra de min , eu sou Oseas Leal Maciel, filho de Osvaldo Maciel e dona Terezinha Leal nós moramos na rua preta preciso que vc entre em contato urgente assunto do seu interesse meu telefone é 99305461 ou (81)37341760

  105. sou filho de vertentes e goste,i muito das fotos da cidadee do blog,quero le informar jocelyno do nascimento que em vertentes não há pousadas nem hoteis !! sou filho de zé de izidio e irmão de ada da goiabeira

  106. Sou filho de Vertentes moro em Guarulhos ha quinze anos sempre que bate aquela saudede corro para esse blog adoro ler esses comentarios abraço a todos

  107. Certo dia o zelador de uma igreja observou que um homem sempre entrava no templo religioso para orar. Mas era muito, muito rápida sua oração. O zelador ficou intrigado com aquela atitude e foi ouvir de perto o quê o homem dizia. Pois o jovem olhava para a imagem de Jesus e dizia: “Oi Jesus, eu sou Zé e Vim te visitar”. Ato contínuo levantava-se e ia embora. Acontece que o Zé adoeceu e ficou na cama da enfermaria do hospital local e estava sempre rindo. Havia um banquinho ao lado da cama do Zé e o mesmo sempre estava vazio. As pessoas ficaram sem entender porque Zé ria tanto. Todos ali reclamavam e o danado do Zé continuava rindo. Um certo dia o médico veio e perguntou porque ele vivia rindo, pois ninguém vinha visitá-lo. Zé rindo respondeu ao médico que todos os dias Jesus vinha ao seu encontro, sentava-se no banquinho e dizia: ” Oi Zé eu sou Jesus, e vim te visitar”. Bom não é? às vezes nem temos tantas palavras bonitas para dizer. Se o coração estiver cheio de boa vontade já é muito. Celso Sales.

    • Olá Celso!

      É muito bom saber que tem essa comunidade falando da nossa
      querida cidade. Nos encontramos ai no iníco do ano, pena que
      em uma situação não tão agradável, pois foi no enterro de Pilato.
      Estivemos ai: tio Valdete, tia Mercês, tia Dora e eu, inclusive como
      te falei nessa oportunidade, comecei o curso de Direto no início do
      ano e quero ser um bom advogado assim como vc já é.

      um abraço!

      Ricardo.

  108. mando um abraço a todos os vertentenses, e principalmente aqueles que são meus parentes e amigos !! sou da família feitoza do poço do juá, e adoro essa cidade andei muito por ai nos anos 70, e 80 e tenho muitas recordações das festas de são josé ,do clube dos 30, das lindas moças que tive oportunidade de namorar, e de todos os meus parentes e amigos que ai deixei !!!!!!!!! moro em olinda, e tenho muita vontade de quando me aposentar ir morar ai . abraçãoooo a todos e mandem notícias .

    • Oi Gustavo,talvez vc não lembre de mim.
      Me chamo Fernanda,e queria muito que me tirasse uma dúvida:
      Por acaso vc é Gustavo que namorou com Neca?
      Se caso for,me recordo muito bem de vc…
      Há quanto tempo que não apareces por aqui…

      • OLÁ FERNANDA TUDO BEM SOU EU MESMO, DE NOME NÃO ESTOU LEMBRANDO DE VOCÊ MAIS SEI QUE TE CONHEÇO. É UM PRAZER FALAR CONTIGO, COMO VAI NECA ? NUNCA MAIS SOUBE NOTÍCIAS DELA DÊ UM ABRAÇÃO NELA POR MIM . EU FUI AI EM VERTENTES DIA 03/01/2012 MAIS FOI MUITO RÁPIDO SÓ PASSEI O DIA RESOLVENDO UNS PROBLÉMAS POR ISSO NÃO FUI PASSEAR NA CIDADE. MEU E-MAIL É gustavomiranda1968@hotmail.com DA NOTÍCIAS . DA MEU E-MAIL A NECA TAMBÉM PRA ELA ENTRAR EM CONTATO !

  109. Boa noite a todos

    Adoro essa cidade que faz parte da minha História
    pois, tanto Vertentes, quanto Serra da Cachoeira são
    lugares belíssimos e sinto orgulho dos meus pais e avós
    serem daí. Meus pais: Severino Natal de Lima e Maria do
    Socorro Sales de Lima, Meus avós: Gregório Natal de Lima e
    Izaura Maria Pereira ( Paternos ), Bento Camilo de Sales e
    Maria da Purificação Bezerra de Sales ( Maternos ). É uma
    honrra para mim ser filho e neto deles.

  110. VERTENTES MINHA CIDADE NATAL ! NASCI EM 1955 NA RUA PRETA , SOU NETO DE SEVERINO CABACEIRA E FILHO DE BIO DE AMBRÓSIO , NA MINHA INFANCIA E ADOLESCENCIA , NAS FERIAS COLEGIAL, SEMPRE PASSAVA UM BOM PERIODO EM VERTENTES , ANDANDO DE JUMENTO E TOMANDO BANHO DE BICA NA FAMOSA E GELADA GOIABEIRA , COM MEUS PRIMOS E PRIMAS QUE RESIDEM , MEUS PAIS MUDARAN- SE PARA O RECIFE EU ESTAVA COM 5 CINCO ANOS DE IDADE , ATÉ HOJE QUANDO POSSO VOLTO Á TERRINHA PARA VISITAR Á TODOS QUE AMO , UM ABRAÇO Á TODOS CONTERRANEO E EM ESPECIAL MEUS PRIMOS PORRÊTAS DUDU CABACEIRA , VANDUCA E EDIMIR PEREIRA DE MOURA , FILHOS DE LOURO MOCÓ

  111. Olá companheiros Vertentenses! Em especial a este grande Vertentense que se chama Waldomiro Phellipe, é bom quando nós encontramos conterrâneos que reconhecem suas origens, e não se envergonham de dizer pra todo o mundo eu sou filho de Vertentes, receba um fraterno abraço
    deste seu representante na Câmara Munipal das Vertentes, e que O GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, nos ilumene sempre,
    Lourival Castanha de Melo

  112. vertentes sou filho dessa cidade

    • oi Djair sou JOSE DA SILVA PESSOA como voce ver temos um sobrenome igual eu tambem sou de Vertrntes de repente temos algum grau de parentesco si voce poder falar mais de voce

  113. estarei ai nessa cidade maravilhosa em 03/12/2011 vou a negócios ,mais vou aproveitar pra matar as saudades dessa cidade que tanto amo !!!

  114. meu pai já falecido mais nasceu ai perto no povoado serrinha e hoje depois de muito tempo localizamos ai em vertente primos como amparo, leticia sua filha , valdecir , luiz carlos professor, coca da toyota , e outros ficamos maravilhado com esta cidade e com estes parentes. Meu pai era da familia CAMILO e se chamava NATAL CAMILO DA SILVA conheciso com Zé Coco, gostaria de conhecer alguém que fosse amigo dele.

  115. Oi meu nome e juliana moro em sao paulo minha familia e tudo dai de taquaritinga vertentes surubim recife paraiba santa cruz todo ano viajo pra i adoro as festas de santo amaro eas cidades tanbem sao maravilhosas sao tudo de bom

  116. Oi meu nome e juliana moro em sao paulo minha familia e tudo dai de taquaritinga vertentes surubim recife paraiba santa cruz todo ano viajo pra i adoro as festas de santo amaro eas cidades tanbem sao maravilhosas sao tudo de bom meus avos sao muito famosos em taquaritinga todo mundo vai lembra de mim sou filha neta sobrinha e prima de pernanbucana nascidos vividos e criados em cada canto de pernanbuco

  117. alo vertentes tenho muitas saudades das minha amizades .feliz 2012 para todos vertentenses do seu filho desta linda cidade .ass biu rolinha

  118. Feliz natal prospero ano novo com muita saude .paz alegria ,e emprego sao os votos do filho de vertentes .Biu rolinha feliz 2012

  119. Feliz natal prospero ano novo com muita saude .paz alegria ,especial para a familia do sr ,dr Ozair Cavalcante a qual eu tenho muito carinho feliz 2012 . sao os votos do seu amigao Biu rolinha …

    • Ô xeleléu, pára de falar no Dr.Ozair. Ora sebo!

  120. Olá Boa Noite .
    Sou José Nivaldo .
    Filho de José Nivaldo Alves de Sales .e neto de Raimunda (Dentista) de Bento correio .
    naturais de Vertentes – pe Fiquei muito feliz porencontrar este blog poismerecordo bastante demeu pai falando desta cidade maravilhosa dos amigos q ai deixow pelo que jadeu para perceber sao boas pessoas e realmente bem hospitaleiras pelo modo afetuoso como os tratam em si
    pretendo visitar a cidade e conhecer meus parentes pois tenho vagas lenbranças de quando ai fui com meu pai
    agradeço poder ter este contato com vcs aguardo o contato de conhecidos de meu pai ( Nivaldo de Bento ) Um grande abraço.

    • meu nome e margarete filha da dona valdemira nasci em vertentes conheçi a dona raimunda e estudei na mesma sala do nivaldo

      • oi meu nome e margarete bezerra cavalcante filha da dona valdemira moro em praia grande litoral de sao paulo sou vertentense com muito orgulho q saudade,de todos do meu grande amigo Petrucio vanda vaninha lourdes seu manoel talvez em março estarei la seDeus quizer

      • Margarete que saudades do tempo de criança! Sou filho de Vertentes e autalmente moro em Limoeiro-PE. Você é minha amiga de infância, lembra? kkkkkk. Sou Celso de Dona Raimunda e seu Bento. Atualmente resido e trabalho em Limoeiro-PE. Vivi minha infância ali na rua do chafariz. Lembro muito do pé de castanhola quase em frente à casa de Dona Valdemira (sua mãe) e de seu Biu (Severino Teodósio) como chamava meu pai, Bento Camilo. Margarete um abraço e Natal de paz e Ano Novo de múltiplas alegrias. (81-97279295)

      • Margarete saudades…

  121. Olá Sou Nivaldo de Bento
    tenho muitas saudades da minha terra querida vertentes , gostaria muito de contato dos meus conhecidos , Vandir de Lourdes novinha , Adal de João Biato , Adeildo da Santana,
    Muitas saudades dos tempos do clube dos 30… quem lenbra?

  122. poxa, amei o blog. muito bom o contexto historico, sou de jaboatão dos guararapes, cidade vizinha à recife. Nunca fui à vertente, mas pretendo ir um dia. bjus.

  123. Olá! Sou Nivaldo Sales de Bento, gostei muito de ver que minha querida Vertentes esta evoluindo e tenho muita saudade dos amigos que lá ficaram.

  124. ola vertentes pe como e bom fala da minha cidade vertentes . atraveis desta linda cidade que enxerguei o mundo nao mim canso de fala da minha vida que esta vida e vc vertentes tenho muito orgulho de vc vertentes pe . como erra bom toma banho na bica da goiabeira da serra da taquaritinga do norte . eu sai do sitio areia do junco com os meus amigos de bicicleta para este lindo luga se banha . que saudade da queles tempinho que nao volta mais . saudade mesmo de do meu amigo Paulo tino que deus tenha ele num otimo luga. um forte abraço do seu filho Biu rolinha do sitio areia do junco ……………………..

  125. Ola meus amigos desta linda cidade vertentes a aqual eu sor filho dela.esta si aproximano as eleiçoes para prefeito e veriador pense bem antes de vota ver em quem vc vai votar si vale apena .tenha o seu voto como uma arma para a tiar naqueles politicos que so ver vc nas eleiçoes .

  126. CADA VÊS MAIS TENHO SAUDADES DESSA CIDADE QUE TANTO AMO ! PASSEI MUITOS MOMENTOS FELIZES DA MINHA VIDA AI TALVEZ, OS MELHORES ! DESEJO A TODOS OS VERTENTENSES MUITA FELICIDADE PRINCIPALMENTE AOS MEUS AMIGOS ,E PARENTES QUE AI ESTÃO, E QUE ESTÃO EM OUTRAS CIDADES ! NUNCA VOU ESQUECER ESSE LUGAR, PRA MIM ELE É MÁGICO !! SOU GUSTAVO FEITOZA DO SÍTIO POÇO DO JUÁ, NETO DE INÁCIO FEITOZA ……

  127. quem tiver notícias de uma mulher chamada( zeneide,) que morava na rua em frente a igreja do lado esquerdo descendo me digam como ela esta pois é uma grande amiga que tenho muita saudade dela !! obrigado

  128. olá vertentenses, sou fillha desta maravilhoza cidade que através de administrações fica mais linda e organizada, costumo falar que vertentes está uma metrópole, espero que melhore na área da saúde,que não falte emprego,segurança e uma boa educação para o nosso povo.E que todos tenhan a fé única em Deus sempre! que Deus abençõe a todos.Sou filha de criação de uma grande mulher chamada gertrudes maria da anunciação(in memorian) foi uma grande perda que tive na vida, mas Deus È o nosso consolador. que Deus esteja no controle de nossas vidas.

  129. procuro familia de vertentes a 35 anos sou neto de antonio caboco da silva severina maria da conceiçao gostaria de noticias de augu parente

  130. Por favor, estou procurando por Maria de Lourdes Monteiro, psicóloga, irmã de Socorro. Quem gostaria de fazer contato com ela é Tereza (Tetê), estudaram juntas no Colégio Santa Cristina (Damas) em Nazaré da Mata-PE no período de 1963 à 1966. Quem conhecê-la, por favor mande por email como podemos entrar em contato com ela.
    O email é babylanemodainfantil@hotmail.com
    Obrigada
    Dilane

  131. vcs tem algum parente ou amigo que mora em vertentes;se for possivel pássa os email deles pra eu manter contatos com os pessoal de la.

  132. Meus pais são Vertentenses, e eu gosto muito desta cidade.

  133. Ola vertentes quantas saudades desta terra que eu sou filho . Mais a distancia não faz com que agente se esqueça desta querida terra …

  134. Meus conterrâneos, recebam um abraço do tamanho desta cidade, estou em Salvador-BA……E sempre que posso visito este site, diminuindo assim a saudade de nossos parente, amigos e lugares.Em especial aos alunos e professores do colégio Cenecista e Gil Rodrigues ) Ass.Junior de Nuta .

  135. oi meu nome é josé lourenço da silva,estou a procura da minha mãe que se chama severina maria dos santos,e meu pai que se chama amaro lourenço da silva,já faz uns 30 anos que ñ a vejo,eu lembro que ela morava no sitío do manso!eu moro em gameleira pernambuco,por favor quem souber alguma noticia ,ligue no telefone:0418197840560.

  136. Olá Roberto Junior…lembro-me muito bem de vc,estudamos juntos…
    Vê se aparece para matar as saudades da terra,amigos e familiares.
    Acho que vc lembra de mim: Fernanda Paula

    • Oi, Ana Paula…..acho que estudamos juntos no Gil, gostaria que mande mas noticias boas, fiquei muito feliz por ter lembrado de mim. Fique a vontade para enviar noticias por e-mail, você, e
      outras pessoas amigas que queiram mandar noticias ….Envio o meu E-mail robertobezzerra@hotmail.com , 071 8821-3355

  137. Ola Fernada e Roberto Junior nao conheço cvs mais comentaram do colegio Gil Rodriges e mim bateu aquela saudade estudei la na decada de 90 com certeza foi o melhor colegio que estudei… abraço a todos

    • Boa tarde, José Pessoa provavelmente você me conhece e não se lembra…..sou sobrinho de Raimundo Bezerra, muito conhecido pela política na cidade. Aproveito para mandar lembranças, abraços, e dizer que também tenho muita, muitas saudades de todos os parentes, familiares e amigos…..Um imenso…grande abraço à todos.

  138. meu avo e natural de vertentes ele se chama jose carneiro cavalcanti tem 98 anos gostaria de saber se ele ainda tem parentes moro em surubim mim chamo luciano cavalcanti tel 99637565

  139. boa noite.meu nome e loide e minha mae cosma maria dos santos procura um irmao que a mais 40 anos sumiu eles moravao no junco vizinho de vertentes o nome dele e nacisio jose da silva ele tem uma vilha com o nome de narcisa e tunila e um filho chamado joao porfavor mim ajuden a encontrar e um sonho de minha mae encontrar esse irmao.obrigada a todos.

  140. Sou filha de Vertentes, meus pais se separaram e sai da cidade aos 4anos de idade.
    Hoje moro em Campinas, cidade do estado de São Paulo.
    Meus pais nunca souberam ao certo a data do meu nascimento, diziam que
    nasci em 19 de fevereiro de 1955 ou talvez 25 de março de 1956.
    Por muitos anos tive a esperança de voltar à minha cidade para descobrir a
    verdade. O nome do meu pai é: JOÃO CÍCERO DE LIMA
    Minha mãe: JOSEFA FLORO DE ARRUDA
    Talvez haja algum documento na Igreja de São José.
    Se alguém puder me ajudar, preciso descobrir o meu nascimento.

    Desde já fico muito grata.

  141. Estou entrando novamente, porque esqueci de comunicar meu nome de batismo: MARIA AUXILIADORA CÍCERO DE LIMA. Obrigada…….

  142. olá pessoal de vertentes cidade que eu admiro muito nasci ai no povoado de serra da cachoeira vivi pouco tempo por ai e logo vim pra são paulo pos fai 19 anos que no vou mas em vertente e estou sabendo que a maioria da populacão da serra de cachoeira e areia da serra mudo pra vertantes principalmente a familia do f ariosta coa nonoi tila dna valdeci todos vai o meu abeaço pra essa familia maravilhgosa que eu nunca esqueço, falta pouco pra eu volta a mora ai abraço a todos.

  143. Bom dia a todos vertentenses,notei que todos amam esta cidade que tambem me trás muitas lembranças,assim como alguns eu tambén estudei no colegio Gil Rodrigues nos anos 80,sou filho de dona Neves da goiabeira que trabalhava na cantina do colegio,tenho muito prazer de ser filho desta cidade maravilhosa,estou em São Paulo a 22 anos e sempre que posso vou visitar o meu povo maravilhoso.
    Um abraço no coração de todos,fiquem com Deus.

  144. Meu email:roberto.silva@amebarradas.org.br

  145. Adorei essa cidade , meus pais são de vertentes eu nasci em São Paulo voltei depois de 22 anos e amei.

  146. oi sou estefania filha de joao quati e filha da cidade amo a festa de março

  147. MEU SONHO ESTA PERTO DE SE CONCRETIZAR, EM BREVE ESTAREI COMPRANDO UM SÍTIO AI EM VERTENTES PRA MORAR COMO SEMPRE FOI MINHA VONTADE !! SAUDADES TENHO DE TONELADA PRA MATAR DESSA LINDA CIDADE QUE AMO MUITO !! ME AGUARDEM …

  148. Olá pessoal! Conheço Vertentes, já fazem mais de 20 anos que estive lá. Um fato curioso me aconteceu… ontem eu descobri que meu bisavó era desta cidade, o nome dele era MANOEL FERREIRA DO NASCIMENTO, mas era conhecido como “neco amador”. Se alguém souber de algum parente dele, por favor me de notícia.

  149. Sadades de Vertentes com certeza estarei la em junho para passar as festas juninas abraço a todos

  150. Olá, meu pai e tios são de Frei Miguelino, São Joaquim do monte… meus avós vieram a mais de 30 anos e estão em são paulo, o nome do meu bisavô era PEDRO FERREIRA BILAR, e o padrinho do meu pai tem o apelido de ZÉ COVEIRO alguém conhece ?

  151. olá celso gostaria que voce me ajudasse a encontrar a familia do meu avô principalmente um irmão dele que se chamava sebastião francisco sales e o nome do meu avô é manoel pereira sales se puder me ajudar eu agradeço

  152. Adorei o blog, a cidade evolui muito…..sinto saudades da terrinha.Oi Dea era assim que te chamavamos você! Oséas Leal, saudades de Sr.Osvaldo,Dona Terezinha …de ficar sentada na calçada vendo o movimento das pessoas…..tempos que não voltam…sempre tenho noticias de todos vocês..Abraço grande em Ana de Isac. Bjus em todos

  153. ola pessoal minha mãe saiu de vertentes muito nova saiu d ai com um casal para trabalhar em salvador hj ela esta com 49 anos e nunca voltou ai e nem tem noticias da mãe e de seus urmãos o nome da minha mãe é maria auxiliadora nunes da silva,sua mãe e maria nunes da silva ela foi registrada sem o nome do pai !!!obrigada!!!

  154. MUITAS SÃO AS SAUDADES DESSA TERRA QUERIDA QUE AMO TANTO !!! UM DIA EU VOLTAREI …

  155. Oi Vanda sou a Luciene filha de Ivo, moro em Brasília e meu irmão Luciano mora em São Paulo, Lenira também mora em Brasília e papai mora em Paulista com Marínha.Como estão seus filhos? eu já tenho netos da minha filha Danyelle ela mora em Recife, e Vera os filhos lembro de todos vocês quando ficava na casa da mamãe em Vertentes. Bons tempos ……saudades

  156. meu nome é Eliane de Freitas Alencar moro em São Paulo com minha mãe ela nasceu em Vertente o nome dela é Angelita de Freitas Alencar seus pais já falecidos era Salustiano Correia da Silva e Virtuosa Maia de Freitas, de acordo com a memória de minha mãe seus avós maternos se chamavam creio que seja apelido Mãe Sinha que era professora e Pai Miguel sobrenome Caetano, ja o avô paterno era chamado de pai pedro e tinha um sitio chamado Porto Alegre. Ela diz que uma das tias dela se chamava Maria casada com o senhor Inacio Feitoza, tinha uma tia chamada Sofia. Ela menciona um local chamado poço do Juá. Bem se conhecem alguem dessas duas familias por favor nos avise seria muito bom dar essa alegria a minha maezinha.

    • poxa que pena não consegui nenhum contato da familia da minha mãe continuo na esperança

      • SOU NETO DE INACIO FEITOZA , SOBRINHO DE SOFIA FEITOZA E FILHO DE NINA. CONHEÇO TODOS OS PARENTES SEUS AQUI EM VERTENTES. AS PESSOAS MENCIONADAS POR SUA MÃE TODAS JÁ MORRERAM .AINDA TEM UNS FILHOS DE PAI PEDRO E UMA FILHA DE INACIO FEITOZA : LEONEL E NANINHA , OS FILHOS DE ZEZÃO . OS FILHOS DE GINO , E DORINHA FILHA DE INACIO FEITOZA , E JÓSA ! ESPERO TER TE AJUDADO COM AS INFORMAÇÕES SE QUISER PODE MANDAR SABER DO POVO AQUI MEU EMAIL É : gustavomiranda1968@hotmail.com.

  157. Procuro meu tio silvano alves dias morava em vertentes irmao do meu pai jose de lima dias e de venceslau de benoni de dassa e nessa benoni tinha uma oficina do lado da casa da minha vo parece que meu tio se mudou para um sitio me ajudem a encontra_ lo por favor obrigada

  158. amei todas as pessoas falando de vertentes tambem sou de lá viva vertentes que historia linda ,

  159. sou maria jose neta de seu l Luiz do grupo que foi zelador do Ginasio e do grupo Gil Rodrigues gostaria de saber da Lucia ,Creuza, minhas amigas de infancia Macia Luciene Zuleide estou com muita saudades

  160. Oi Maria José, sou a Luciene hoje mora em Brasília a Zuleide também mora aqui, mais vou todos os meses para Recife pois tenho uma filha que ficou morando em Recife e meu pai também mora lá, tenho 2 netos lindos, e minha outra filha mora comigo. Tenho saudades dos nossos bons tempos de infância. Bjus em todos da sua família.

    • Oi Luciene, sou a Maria da vendinha, filha de D. Moça, que saudades , estou morando em Recife e meu filho mora ai em Brasilia, estou sempre indo aí,como gostaria de te encontrar, vamos manter contatos, meu telefone é 081-99998449. Se tiveres contato com Lenira de Inácio Deodato, procura saber dela de Biu seu irmão, pois foi meu colega de ginásio e eu gostaria muito de ter contato com ele.Grande abraço para ti.

  161. Olá

          À procura de um empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, empréstimo, empréstimo automático, empréstimos estudantis, empréstimos de consolidação da dívida, o empréstimo sem garantia, capital de risco … etc Ou você foi recusado um empréstimo com um banco ou instituição financeira para uma ou mais razões.
     
    Você está no lugar certo para suas soluções de crédito! Eu sou credor privado, eu conceder empréstimos a empresas e indivíduos a baixo e acessível taxa de juros de 3% de juros.
     
    Contacte-nos observar o processamento do empréstimo e transferência no prazo de 48 horas;
         Escreva-nos agora por: fastloanfirm9@gmail.com
     
    saudações
    clemente johnson

    oferta de empréstimo de garantia

  162. Olá

           À procura de um empréstimo de negócio, empréstimo pessoal, empréstimo automático, empréstimos estudantis, empréstimos de consolidação da dívida, o empréstimo sem garantia, capital de risco … etc Ou você foi recusado um empréstimo com um banco ou instituição financeira para uma ou mais razões.
     
    Você está no lugar certo para suas soluções de crédito! Eu sou credor privado, eu conceder empréstimos a empresas e indivíduos a baixo e acessível taxa de juros de 3% de juros.
     
    Contacte-nos observar o processamento do empréstimo e transferência no prazo de 48 horas;
          Escreva-nos agora por: fastloanfirm9@gmail.com
     
    saudações
    clemente johnson

  163. quero saber quantos quilometros dar de vertentes ate carúaru.

  164. Boa tarde para todos…
    Meu nome é Rosete e estive em Capela Nova a 27 anos atrás. Sou neta de Antônio Pedro da Silva ( in memória). Tinha também uma tia que se chamava Bilu, e uma prima chamada Edileuza. Tenho muitas lembranças boas desse lugar e gostaria de manter contato com meus primos, seja dai ou de Toritama. O nome de minha mãe é Maria Laura, mas ai ela é conhecida como Mariquinha, tenho também tios, o nomes deles são Euclides e Valdemar…
    Será que alguém pode localizar?
    Meu email; rosetemssousa@hotmail.com

  165. Gostaria de saber noticias de Angela, filha de Ana Agostinho. Moro em Rondonia

  166. Boa tarde Maria, claro que lembro de você pois fugi para casar no dia do seu casamento kkkk lembra? fui em Vertentes na festa de Março eu Luciano e papai, moro aki já faz 10anos, Biu e Sunça já foram na minha casa, Lenira e família também, bons tempos aqueles. Quando você estiver por aki entre em contato comigo.
    Endereço: SHIN QI 7 CONJUNTO 6 CASA 4 LAGO NORTE, BRASÍLIA DF.
    FONES: 61- 82271667 CLARO
    61- 81706120 TIM
    CASA : 61-33686017
    TRAB : 61:20219629
    Fico aguardando notícias, papai em julho vai está aki.
    Bjussssss

  167. ola maro no paraná mas meu pai, nasceu no pernambuco, não tenho contato com a família dele e queria saber um pouco mais sobre eles. meu pai se chama Luiz Pedro da Silva e esta no paraná, sei que tenho um tio que chamam de Zé Bezerra se não me engano o nome da minha avó era Belarmina, se alguém os conhece por favor me avisem…

  168. ola! moro em embu das artes.meu Pai e da cidade de vertentes mas nao o conheco desde que se separou da minha mae,fui criado em um colegio interno dos 3 aos 12 anos de idade. faz anos que estou a sua procura,hoje tenho 40 anos.gostaria que me ajudasse a encontrar familiares dele pra saber de noticias de meu Pai. 0 nome dele e Amaro Alves da Silva, o nome dos Pais de e Manoel Alves da Silva e Alexandra Jose da Conceicao. ficarei muito grato.

    Telefone cel -11 960600377

    residencial 11 45539910

  169. Bom saber que existe um pedacinho de Vertentes espalhado pelo Brasil.
    Sou Jerony, filha de Jerônimo (Lom). Minha cidade é linda.

    • Olá sou Nivaldo Filho , fillho de Nivaldo Alves, Filho de Dona Raimunda ,ele manda um grande abraço . caso queira entrar em contato *8199272316

  170. Sou Inez, moro no Rio de Janeiro. Sou filha de Amaro Ferreira, sobrinha de Maria Lima, Agenor Ferreira, Margarida Ferreira, Irineu Ferreira, prima de Ines Gomes, Jose Carlos Ferreira(Tila), Maria do Amparo Ferreira e etc
    A última vez que estive em Vertentes foi em 1995, amo essa cidades, lugar de pessoas dignas, cordiais, honestas e muito trabalhadoras. Agora em Março/2015, se Deus quiser estarei presenteando meus pais com uma viagem para participarem da festa de São José(paixão do meu pai). Desejo a todos muita Paz, Saúde o restante é consequência de nossas atitudes. Fiquem todos com Deus

  171. Olá, gostaria de contato com algum familiar de vertentes ou taquaritinga, meu pai nasceu ai o pai dele era João Fernandes da Costa filho de José Fernandes da Costa que teve um segundo casamento com Maria Brauna, por favor se tiver alguém gostaria de contato.
    Meu pai é Mario Fernandes da Costa saiu de vertentes ainda pequeno.

  172. nao gostei desse saite porque pergunto uma coisa e trais um outro tipo de resposta assim nao da como que quer que eu dou minha resoposta sobre esse tipo de icone. aqui esta minha resposta nao gostei. TCHAU e TCHAU.

  173. Meu pai nasceu em Vertentes, ulysses cavalcante filho de Inácio Cavalcanti e Auta Barbosa Cavalcante.

  174. Gostaria de saber sobre a família de Galdino José de lima moravam aí por volta de 1920 sou bisneta queria conhecer um pouco mais da história deles.

  175. João Honório sobrinho, procura sua família de Taquaritinga , tem 3 irmãs ,severina, marta e Maria Honório, hoje ele tem 87 anos.

  176. João Honório sobrinho, procura sua família de Taquaritinga , tem 3 irmãs ,severina, marta e Maria Honório, hoje ele tem 87 anos. Nasceu no lugar chamado sítio buraco do tatu em Taquaritinga do norte, fico no aguardo de resposta.

    • queria saber noticias de adenilde de serra da cachoeira

  177. Sou filho de vertentes gostaria de ver fotos do sítio moça Blanca meu nome e Antonio mulato Costa saudades dessa cidade linda

  178. Eu sou filho de vertentes com muito orgulho ….Miro há 15 anos aqui em salvador -ba mais a saudade bate forte a cada dia que passa…..Eu te amo vertentes!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: