Publicado por: George Costa | outubro 30, 2009

WOTAN 3

Testes rigorosos realizados pelo BOPE aprovam faca Wotan!

 Aprovada pelo mais rigoroso teste já executado no Brasil, a WOTAN 3K é a primeira faca aprovada pelo BOPE. O produto suportou seis meses de testes ininterruptos e efetuados durante o curso de formação dos novos integrantes e em operações reais da tropa, apresentando pleno êxito e desempenho.

!cid_3339610590_512550

A Wotan, faca desenvolvida pela Corneta Cutelaria, acaba de enfrentar o mais rigoroso controle de qualidade, sendo utilizada em operações de combate realizadas pelo BOPE. Esta é a primeira vez que a instituição avalia uma faca e a Wotan é a primeira submetida a testes tão rigorosos no Brasil. A empresa forneceu suas facas para o Batalhão, que utilizou o produto em situações extremas de combate e no curso de formação de novos integrantes. As peças foram usadas durante seis meses na forma que o BOPE julgou ser a mais adequada, divididas em dois lotes: 50% das facas para os integrantes do curso de formação de novos elementos, e o restante para a unidade de combate. A Wotan suportou praticamente todas as operações, apresentando uma pequena falha somente quando foi aplicada, por um dos policiais, como pé de cabra para arrombamento de uma porta. Nesse processo, rompeu-se a ponta da faca, sendo este o único problema apresentado na primeira fase de testes, que durou três meses.

BOPE utiliza nova versão – Wotan 3K

De uma ação conjunta entre a Cutelaria Corneta e o BOPE. surgiu a nova versão Wotan 3K, com ponta reforçada, para atender ao uso do produto também como ferramenta para solicitações especiais, incluindo arrombamentos, perfuração de tijolos, auxilio de escaladas e degraus, montar cargas de demolição, além, é claro, de cortar e perfurar, ou no combate individual como último recurso para garantir a sobrevivência. Com novo lote da Wotan 3K em mãos, o BOPE realizou novo protocolo de testes de campo e treino. Desta vez, todos os quesitos do teste tiveram resultados entre bom e excelente, colocando a faca na situação de resultados plenamente satisfatórios perante a tropa e suas tarefas de campo.

!cid_3339610590_520085

Wotan 3K possui ponta robusta, com processo de design e fabricação reformulados, e segue a mesma tecnologia alemã, que faz parte da cultura e das origens da Corneta, que é a forja de lâminas, e garante assim a qualidade das mesmas. O desenvolvimento do design, estudos de materiais e dinâmica do produto são supervisionados pelo cuteleiro Peter Hammer, responsável pela criação da linha de facas Wotan: “A nova versão Wotan 3K é na verdade nosso terceiro modelo, sendo ainda mais forte e resistente, o que justifica seu nome Wotan 3, para terceira versão; e K identificando o termo Kraft, que significa ‘força’ no idioma alemão”, explica o cuteleiro. Segundo Hammer, quando nos referimos à tradição em facas especiais, a indústria alemã é uma das maiores referências no mundo; e a Corneta é a grande referência no Brasil. “Mas se pensamos em facas modernas de qualidade, veremos a indústria japonesa e norte-americana, mas hoje temos ainda muitos modelos europeus de excelente qualidade, e entre elas a indústria alemã tem mais tradição e domínio no desenvolvimento de facas forjadas de corte durável e absoluta resistência” aponta o cuteleiro.

!cid_3328695376_855810

As atribuições do BOPE

O BOPE atua em situações de alto risco e, recentemente, suas ações foram retratadas no cinema, por intermédio do filme “Tropa de Elite”. Requisitado para interferências de alto risco, incursões em favelas e confrontos com o narcotráfico, o BOPE utiliza armamentos que atendem às mais severas exigências de combate urbano, e se mantém em combate 24 horas/dia, sob as mais severas cargas de pressão e desgaste.

Por se tratar de uma tropa especial, muitas vezes seus equipamentos têm que ser testados e desenvolvidos especialmente para suas necessidades. Diante disso, o BOPE acaba sendo um grande laboratório de testes de equipamentos policiais e militares, sendo reconhecida a excelência e seriedade de sua avaliação sobre materiais e tecnologia. Por ser uma unidade em combate constante, a corporação pode realizar testes de campo em situação real de uso extremo. “Os testes de laboratório podem ser contestados na prática, mas a teoria não pode contestar a realidade prática de campo. E é esse o trabalho feito pelo BOPE.”, aponta Peter Hammer.

Segundo Hammer, a importância da aprovação do BOPE., é que, na busca por soluções para seu trabalho, o Batalhão realiza provas e testes que são usados como base de informação para outras forças policiais e militares, informações que têm grande credibilidade no meio especializado. Os modelos da faca Wotan expostas aos testes, e outras recebidas após sua conclusão, foram incorporadas ao material de serviço operacional e estão em serviço hoje no Batalhão, acompanhando os “Homens de Preto” em suas missões.

!cid_3339610590_508996

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: