Publicado por: George Costa | agosto 26, 2008

Entrevista com Persivaldo Figueirôa, um filho de Vertentes.

1ef9bbde541868204e29527db0cc29d5edfa43e1-destaque.jpg

Persivaldo Figueirôa alia talento e tino comercial

Artista com o pé no chão e olhar na arquitetura Persivaldo Figuerôa defende que os arquitetos de ambientes podem ser grandes aliados dos artistas locais. Roberto Amorim.

De uns tempos para cá, é impossível negar que o ramo da arquitetura de ambientes em Maceió mexeu profundamente com o formato tradicional de compra e venda de quadros e esculturas de artistas locais.

Hoje, os arquitetos se transformaram na ponte sólida entre o talento dos pintores e o dinheiro d a classe média alta alagoana, que dá passe livre a esses profissionais para decidirem o quê, quando e a quem comprar.

Nessa nova ordem do frágil mercado local de arte, algumas assinaturas se destacam pelo talento criador e a competência de saber lhe dar com as mudanças. Um ótimo exemplo é o do pintor Persivaldo Figuerôa. Nos últimos anos, ele se tornou um dos queridinhos da nova safra de arquitetos da cidade, como Lúcio Moura, Cláudia Maia Nobre, Daniel Lima e Roberta Lira.

Artista com o pé no chão e de olho em novos negócios, suas enormes criações figuram nas principais mostras de arquitetura e estão nas vitrines das lojas especializadas. “Rompi com o discurso tradicional de rejeição e percebi que os arquitetos podem ser grandes aliados dos artistas. Eles nos abrem portas antes inacessíveis”, diz Persivaldo.

Ele também recusa as teorias de interferência na criação e na transformação da obra de arte em objeto simplesmente decorativo. “Existem conversas com o arquiteto e o comprador. Eles fornecem algumas referências do que querem, o resto é por minha conta. Não existe nenhum tipo de imposição”.

Visibilidade e importância

Para Persivaldo, a figura emblemática do artista recluso está em extinção do mundo contemporâneo. As novas gerações não abrem mão da difícil carreira, mas precisam expor seus trabalhos para vender, ganhar dinheiro e pagar as contas.

“Nesse contexto, os arquitetos dão visibilidade necessária para atrair pes soas que têm dinheiro para pagar dignamente e não sabiam como fazer. Outra vantagem é que a obra vai parar num ambiente que foi projetado para recebê-la, e não pendurada em qualquer parede e de qualquer jeito”.

Seguro nas suas afirmações, Persivaldo continua firme com o mesmo apuro técnico e maturidade criativa para enveredar por novos caminhos, como as grandes esculturas em papel machê e outros materiais. Ele segue na construção de um universo descrito em cores fortes e povoado de figuras descomprometidas com a nitidez das formas.

“Meu impulso criativo não vai mudar de acordo com a vontade dos compradores. O artista imprime sua ma rca pessoal em todas as obras, não é possível interferir disso. E é justamente isso que o diferencia e agrada o público”.

0512bd29d31224cbc2689dcdff974bcbcdc6af39-destaque.jpg

Persivaldo no ateliê onde nascem suas criações


Responses

  1. PARABÉNS PERSINHO!
    FICO MUITO FELIZ COM O SEU SUCESSO.

    BJSSSS

    • OBRIGADO PELO CARINHO, QUE BOM QUE GOSTOU,AVISE AOS CONTERRANEOS QUE NAO TENHO MSN.BJS

  2. persinho
    parabens
    seus trabalhos são maravilhosos
    beijos

    • OBRIGADO,VAMOS MARCAR UMA EXPOSIÇÃO NO PRÓXIMO ANO EM VERTENTES NO PERÍODO DA FESTA.BJS

  3. gostei do dcavalinho e ze pifano beijos te amo

    • IMAGINE O SUCESSO QUE ELE FAZ AQUI COM A MENINADA QUE VEM AO MEU AP………COMO É BOM TER SAUDADE,SINAL QUE TIVEMOS PASSADO BOM PRA LEMBRAR..BJÃOOOOO VC SABE QUE MEU CORAÇÃO TEM SEMPRE ESPAÇO PRA VOCÊ.BJS

  4. gostei do cavalinho de ze pifano beijos te amo

  5. Os trabalhos do meu irmão Persivaldo Figueirôa são realmente maravilhosos, ele se dedica e faz tudo parecer fácil para nós, infelizmente o mundo artistico não é de tudo um mar de rosas. Sabemos da luta dele para permanecer no meio e das dificuldades que enfrenta para seguir dando razão ao dom que Deus disponibilizou tão generosamente para ele, como filho da terra nunca deixou de mencionar sua cidade natal em entrevistas e em muitos trabalhos que faz, seu talento é grandioso e nós suas irmãs que sempre estivemos ao seu lado e continuaremos sempre apoiando e desejando sorte e muito reconhecimento. PARABÈNS SINHO.

  6. AGRADEÇO O ESPAÇO,MESMO LONGE NÃO TERIA COMO DEIXAR DE COMPARTILHAR ESSE BOM MOMENTO DE MINHA VIDA EM ALEGRIAS COM MEUS CONTERRÂNEOS, SEMPRE QUE POSSO DIVULGO VERTENTES EM MINHAS MATÉRIAS E PRETENDO FAZER UMA NOVA EXPOSIÇÃO,QUEM SABE EM MARÇO AÍ………ESSE BLOG FOI UM PRESENTE DE UMA QUERIDA AMIGA ARQUITETA CAROLINA LIMA…… E PENSAR QUE TUDO COMEÇOU EM VERTENTES, HOJE TENTO SOBREVIVER DE MINHA ARTE, SEMPRE TIVE O APOIO DE MINHA MÃE CLEONICE E NÃO ESQUECENDO UMA DE MINHAS PRIMEIRAS CLIENTES,HJ AMIGA GRACINHA MENDONÇA.
    ABRAÇOS A TODOS E PARABÉNS A GEORGE PELA BELA INICIATIVA.BJS

  7. Tá lindo!!!
    Parabéns por tanto talento!!!


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: